O principal assunto da semana é antecipado e comentado no meu blog...um exercício de passado, presente e possibilidades de um futuro não tão distante!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
É proibido RIR!
Exemplo: Ainda que Collor ridiculamente ligue pra casa de um jornalista o ameaçando de agressão, por mais tentador que seja não mire sua lupa cômica nisso. Ele é candidato, e candidato aqui não fica exposto, fica blindado. O TSE nao é o feirante japones que deixa a mercadoria exposta para que possamos apalpar e cheirar antes de levar. Ele é o coreano do Paraguai que a deixa na vitrine. Você não toca, não cheira. Apenas paga. Quando chegar em casa, reze antes de abrir a caixa.
E a discussão se essa censura é ou não constitucional? Tenho fé que em breve teremos uma resposta sensata. Logo após eles chegarem à conclusão de outra discussão que há anos os perturbam: afinal, o fogo é ou não quente?
O humorista pega a verdade e a exagera. Ao contrário do político, a verdade é imprescindivel para o sucesso de seu trabalho.. E esse é o problema. Num país onde culturalmente é bonito lucrar com a mentira, a verdade não diverte. Assusta. Indigna.
Onde já se viu um coronel permitir que manguem de sua cara em sua província? Então censuremos! Por isso, recentemente, tivemos imprensa brasileira censurada, jornalista estrangeiro expulso, repórter agredida e agora, humorista amordaçado. É melhor que o Estado defina o que pode ou não ser passado para o público, assim o público continua passando o que interessa para o Estado.
Aristófanes, pai da comédia antiga, exercia abertamente sua função de fazer o público rir, criticando instituições políticas e seus representantes. Se fosse brasileiro, hoje, Aristófanes não poderia realizar seu ofício. A visão democrática do TSE está mais atrasada que a da Grécia de 400 A.C. Henri Bergson, filósofo francês, afirmou que "não há comicidade fora daquilo que é propriamente humano. Comicidade dirige-se à inteligência pura".
Filosoficamente, o pessoal do TSE não é humano, nem inteligente o bastante para compreender o que foi escrito há quase um século atrás. Freud, pai da psicanálise, entendeu que "rir estrondosamente, satirizar personagens e acontecimentos fazem parte da nossa experiência cotidiana e é crucial pra nossa condição humana". Um século depois, temos uma lei que impede a manifestação do cômico num evento tão importante pra sociedade como a eleição.
Psicossocialmente falando, a democracia brasileira encontra-se retardada. Estudos observam que primatas riem de boca aberta para manifestar raiva e hostilidade. A evolução preservou o instinto do riso no ser humano para que fosse a válvula de escape substituta à agressão física. A lei eleitoral quer abafar o instinto compulsivo da piada e do riso (e sabe lá Deus aonde isso vai pode explodir). Biologicamente, eles estão forçando um passo atrás na escala evolutiva.
Enquanto o Brasil se orgulha de dialogar com países desenvolvidos o suficiente para que nenhuma forma de comunicação seja restrita, a gente fica aqui rindo das imitações de Silvio Santos, porque é o que se pode fazer no momento. Claro, enquanto o Silvio Santos não for candidato.
Muito político faz chorar. Com a mesma matéria-prima o humorista faz rir. Para o TSE a segunda opção é uma ameaça e precisa ser contida.
A liberdade de expressão aqui tem o mesmo conceito de liberdade do Zoológico. Faça e fale o que quiser. Você é livre! Desde que não passe os limites da sua jaula. Não me multem, por favor. Isso não foi uma piada.
Texto de DANILO GENTILI
sexta-feira, 25 de junho de 2010
DiaS sem Globo - Assista o jogo em outra emissora!
Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?
Vamos aos fatos: Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul. Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou: “Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”.
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da Sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”
Pela primeira vez em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada!!!
“Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
Dunga: - “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”.
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.
Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada! Sugiro uma estátua para ele!!!
Após, a poderosa Globo, a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum. Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?
A reação do povo foi imediata. O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso...
Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta, superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.
E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "Dia Sem Globo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa.
Este blog apóia a campanha e assistirá todos os jogos do Brasil pela Band com o Luciano do Valle e o craque Neto!
quinta-feira, 3 de junho de 2010
O vendedor de Tomates e a importância de um email
Chegando à empresa, foi direto para uma sala. Fez o teste, respondeu a todas perguntas e foi aprovado. Então o examinador lhe disse:
- OK! Você foi aprovado, necessito de seu endereço, telefone e email para entrar em contato e avisar a data em que o senhor inicia como faxineiro de nossa empresa.
O humilde homem respondeu:
- Eu não tenho email, mas posso te passar meu telefone e endereço.
O examinador então se recostou na cadeira, fechou a cara e disse:
- Como o senhor quer trabalhar em uma empresa como a nossa sem ao menos ter um email de contato!!!??? Obrigado por ter comparecido ao processo seletivo, mas o senhor está eliminado.
O homem então se retirou, desanimado e preocupado sobre como faria para manter o sustento da família toda. No caminho para casa, resolveu comprar alguns tomates com o pouco dinheiro que lhe restava e saiu para vender com uma margem de lucro média. Em pouco tempo, todos os tomates haviam sido vendidos.
Nos dias seguintes, o homem repetiu o processo: sempre aumentando a quantidade de tomates comprados e posteriormentes vendidos. Resolveu, então, começar a participar da feira local, montando uma barraca e, em pouco tempo, já estava com um caminhão próprio.
Após um ano de venda, conseguiu comprar duas carretas e passou a distribuir tomates na própria feira em que começou e nas empresas locais. Com três anos, já era o maior distribuidor de tomates do estado!
Depois de 10 anos, sendo um dos maiores produtores e distribuidores de tomates dos EUA partiu para a exportação. Começou o processo fazendo reunião com uma empresa francesa.
A reunião com os empresários foi marcada. Ao chegar no escritório da empresa, em Nice, sentou-se à mesa e começou a falar de negócios. Horas depois, o contrato estava fechado!
O diretor da empresa alimenticía francesa disse:
- Foi uma honra negociar com o senhor. Gostaria de seu telefone e email para que possamos manter contato!
O agora exportador de tomates rapidamente lhe entregou seu cartão dizendo:
- Meu telefone está aí....mas email eu não tenho.
O empresário francês sorriu dizendo:
- Nossa...o senhor construiu um império deste tamanho sem sequer ter um endereço de email...imagina onde teria chegado se tivesse um!
O humilde empresário se recostou na cadeira pensativo e instantes depois disse:
- Estaria varrendo a Microsoft!
* Líuam Cardoso é Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Marketing Empresarial.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Convocação dos 23 para a Copa 2010
Escrevo estas humildes palavras hoje, dia 10/05/2010 às 22:18, ou seja, para aqueles que tem um mínimo de noção do tempo, sabem que hoje é antes de amanhã...a data da escalação da copa..para os outros, que não tem tanta noção de tempo assim, desejo um Feliz Natal e um próspero 2004!!!
Voltando ao assunto, vou escrever o nome dos convocados...trata-se apenas de um palpite para os 23 jogadores que irão à Copa e não dos 30 listados amanhã:
Goleiros
Julio Cesar
Doni
Vitor
Zagueiros
Juan
Lucio
Miranda
Luisão
Laterais
Daniel Alves
Maicon
Roberto Carlos
Michel Bastos
Meio de Campo
Julio Baptista
Elano
Kaka
Gilberto Silva
Ramires
Felipe Mello
Kleberson
Paulo Henrique Ganso
Ataque
Luis Fabiano
Nilmar
Robinho
Diego Tardelli
Com esta seleção não tem como o Brasil perder na primeira fase (!) lembrando que Dunga e Jorginho estão praticamente confirmados!!! Coloquei apenas os 23, amanhã ele irá chamar 30, portanto Alex, Hernanes, Diego, Adriano devem ser chamados, mas creio que não irão para a Copa.
Dificilmente jogadores vencedores da promoção do Guaraná participarão da Copa, não preciso citar nomes mas todos sabemos da promoção em que bastava enviar dois rótulos de Guaraná 2 litros para a caixa postal 45210-565 que você estava automaticamente concorrendo à vaga de jogador da seleção. Poderia citar vários exemplos aqui de jogadores que foram sorteados, mas para evitar problemas vou deixar o leitor lembrar dos nomes...
Enfim, boa sorte a todos e, como dizia o ditado: "mais vale uma pedra no caminho do que duas nos rins!"
Aguardo os comentários dos senhores e das senhoras sobre a convocação!
Boa noite...
quinta-feira, 11 de março de 2010
3ª Parcela - Brasil
Atualmente nada tem me despertado mais atenção do que a diversidade cultural de nosso país. Incrível como temos, em uma país continental, tantas raças, credos, igrejas (e como temos igrejas), enfim, não é de se estranhar que o Brasil seja o país do futuro, uma vez que a evolução da especíe está aqui ou pelo menos a mescla dela.
Analisando friamente observem vocês, que outro país tem pilotos de ponta na formula 1 e fórmla Indy? O Brasil tem pelo menos 3 pilotos na Formula 1 e cinco na Indy. O nosso Volleyball é atualmente o melhor do mundo, temos o nadador mais rápido do mundo, isso sem falar do futebol por exportação é claro.
Além do esporte temos alguns fatores não tão bons, mas que ainda sim, mostram a capacidade do brasileiro em superar obstáculos. Vejam a quantidade de impostos que pagamos...se uma caneta custa R$ 1,00, pelo menos R$ 0,50 se referem aos impostos absurdos. Observem no vídeo abaixo o que acabo de falar. Primeiro de tudo a habilidade em fazer panelas de barro e o principal o preço das mesmas direto de "fábrica". Realmente, somos um país muito rico e chegaremos lá, mas antes teremos de pagar uns 4 pedágios além do ICMS e do PIS/COFINS...além do imposto de renda e da taxa de luz.
Link para o vídeo: Impro Riso: Vitória
Enquanto vocês assistem ao vídeo, vou pegar a minha vela porque a luz acabou mais uma vez.
sábado, 16 de janeiro de 2010
2ª Parcela – Bom Senso
Vamos agora utilizar este espaço para falar um pouco da segunda parcela das necessidades do povo: o circo. Como já dizia César (não estou falando do lateral direito do São Caetano): o povo quer pão e circo. Esta política foi criada pelos antigos romanos e estabelecia o provimento de comida (Big Mac, um sundae ou até mesmo um X-Salada) e diversão (Futebol) em detrimento da liberdade, com o objetivo de diminuir ou acabar com os conflitos. Em latim: panem et circenses – por falar em latim: como diria aquele rapaz metido a inteligente: “Eu falo latim fluentemente”. E o outro, mais inteligente ainda, perguntou: “com quem?”.
Se vamos falar neste post sobre circo, nada melhor do que a diversão preferida dos brasileiros: futebol! Vamos abordar o tema com o máximo de imparcialidade e bom senso, uma vez que este assunto move massas por toda a parte, haja vista a quantidade de pizzas e macarronadas que são consumidas durante os jogos [peço perdão pela piada sem graça]. Então vamos lá, falar um pouco desta seleção que se tornou o Corinthians que, sem dúvida alguma, é o melhor time do Brasil atualmente. Quem seria o goleiro deste time mágico? Poderia ser o Felipe ou até mesmo, na falta dele, o Júlio César, que quando assumiu o gol corinthiano se saiu muito bem. Nas laterais temos Alessandro pela direita e Roberto Carlos pela esquerda. Na reserva temos Dodô, garoto revelação da base que agora terá em Roberto Carlos um ídolo próximo de onde poderá aprender muito, além de Moacir, melhor lateral direito de 2008 pelo Sport.
Continuando a manter a imparcialidade, a zaga deste time mágico é um capitulo à parte, Chicão, zagueiro artilheiro nas cobranças de falta e Willian, um dos melhores zagueiros da história do timão, juntamente com o Gamarra. No meio de campo contamos com Theco, Danilo, Elias, Jucilei, Marcelo Mattos, Edu, Edno e o novo gênio do futebol mundial Boquita (vice-campeão mundial com a seleção brasileira sub 20). Realmente estamos falando de uma máquina e não de um time. Para finalizar: o ataque. O melhor ataque de todos os tempos que um time brasileiro já possuiu depois de Pelé e Pepe do Santos - década de 60. Os três nomes seriam: Defederico por uma ponta, Jorge Henrique pela outra e dentro da área o maior atacante dos últimos tempos: Ronaldo Fenômeno.
Concluindo, os corinthianos estão muito bem servidos quanto o assunto é circo, os torcedores dos outros times também, pois terão a oportunidade de assistir ao timão jogando. Para finalizar uma informação de última hora: “O Sport Club Corinthians não mais cobrará ingressos de seus torcedores no ano do centenário. Segundo fontes secretas não seria justo, com um time desses, cobrar ingressos. Neste ano, será cobrado couvert artístico.” E tenho dito.
Quer pão? Serve de ontem? Então passa amanhã.
Abraços e até a próxima coluna... nossa 3ª parcela deste Blog que já foi lido por 152 pessoas até o momento, de acordo com a polícia militar. Segundo os organizadores, foram 13.562 pessoas.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
1ª Parcela - Tolerância
Com grande alegria que inicio minhas atividades “blogueiras”. Neste espaço serão abordados temas atuais e convergentes, mostrando (ou pelo menos tentando mostrar) que tudo leva para o mesmo lugar. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a incrível marca que já alcançamos com este BLOG, segundo dados do próprio autor, mais de 120.000 pessoas não irão ler em hipótese alguma esta coluna. Por favor, você que está lendo, transmita o agradecimento a estas pessoas.
Como músico, me sinto na obrigação de estrear o meu Blog falando um pouco deste tema. A música é algo que proporciona sentimentos diferentes em cada um de nós; é interessante o fato de a mesma música causar revolta em uns e alegria em outros. Veja este exemplo: ao escutar o trecho final da 9ª de Beethoven tem pessoas que se sentem mais motivadas e fortes, enquanto outras não têm paciência sequer para escutar os primeiros acordes. A mesma pessoa que não tem paciência para “digerir” uma sinfonia digere facilmente a "Renata ingrata" ou o "senta que é de menta". Como explicar isso?
Primeiramente, não existe música melhor nem pior...música é textura. Temos que saber respeitar as diferenças. Obviamente que uma peça do período clássico ou romântico é muito mais trabalhada tecnicamente, mas aqui estamos falando de “digestão” de músicas e não de analises técnicas. Até porque quem consome música são as pessoas “comuns” que não sabem a relativa menor de Mi maior, por exemplo.
Quem seriam os grandes gênios da música? Mozart? Chopin? Calcinha preta? Latino? Vocês devem estar achando que estou ficando maluco ao incluir as duas últimas opções, mas não estou. Todos os “artistas” supra citados fazem aquilo que se propõe a fazer. Nas primeiras opções atendiam as encomendas dos nobres compondo sonatas com três movimentos para jantares e festas além das sinfonias. Os outros dois vendem suas músicas satisfazendo a necessidade deles próprios ($) e da população atual, cada vez mais sem tempo para consumir conteúdos complexos - por mais complexo que seja escutar a Renata ingrata até o final. Não temos tempo para nada; Um dia com 24 horas é muito pouco tendo em vista que gastamos duas horas para chapinhas no cabelo, três horas para atualizar o FaceBook, Twitter, Orkut, limpar os spams no email, uma hora e meia assistindo ao futebol e depois mais 3 horas assistindo às discussões de todos os lances da partida...realmente não dá tempo para ouvir uma boa música, pintar um quadro, plantar uma horta em casa, né!?
Concluindo a nossa primeira parcela das 24 deste ano, gostaria de dizer que a tolerância é fundamental. Sem ela acontecem guerras, discussões, brigas e tudo o mais de ruim que possa ocorrer. Portanto sejam felizes os que gostam de Mozart e também os que gostam do Araketu. Sejam felizes os corinthianos e os palmeirenses. Sejam felizes os católicos e os evangélicos, até porque Jesus, o Cristo, não era nem católico nem evangélico.