quinta-feira, 3 de junho de 2010

O vendedor de Tomates e a importância de um email

Era uma vez um homem que estava desempregado e buscava emprego. Certa vez, conseguiu um entrevista para ser faxineiro da Microsoft. Encheu-se de esperança, colocou sua melhor roupa e pensou em todas as respostas possíveis para a entrevista.

Chegando à empresa, foi direto para uma sala. Fez o teste, respondeu a todas perguntas e foi aprovado. Então o examinador lhe disse:

- OK! Você foi aprovado, necessito de seu endereço, telefone e email para entrar em contato e avisar a data em que o senhor inicia como faxineiro de nossa empresa.

O humilde homem respondeu:
- Eu não tenho email, mas posso te passar meu telefone e endereço.

O examinador então se recostou na cadeira, fechou a cara e disse:
- Como o senhor quer trabalhar em uma empresa como a nossa sem ao menos ter um email de contato!!!??? Obrigado por ter comparecido ao processo seletivo, mas o senhor está eliminado.

O homem então se retirou, desanimado e preocupado sobre como faria para manter o sustento da família toda. No caminho para casa, resolveu comprar alguns tomates com o pouco dinheiro que lhe restava e saiu para vender com uma margem de lucro média. Em pouco tempo, todos os tomates haviam sido vendidos.

Nos dias seguintes, o homem repetiu o processo: sempre aumentando a quantidade de tomates comprados e posteriormentes vendidos. Resolveu, então, começar a participar da feira local, montando uma barraca e, em pouco tempo, já estava com um caminhão próprio.

Após um ano de venda, conseguiu comprar duas carretas e passou a distribuir tomates na própria feira em que começou e nas empresas locais. Com três anos, já era o maior distribuidor de tomates do estado!

Depois de 10 anos, sendo um dos maiores produtores e distribuidores de tomates dos EUA partiu para a exportação. Começou o processo fazendo reunião com uma empresa francesa.

A reunião com os empresários foi marcada. Ao chegar no escritório da empresa, em Nice, sentou-se à mesa e começou a falar de negócios. Horas depois, o contrato estava fechado!

O diretor da empresa alimenticía francesa disse:
- Foi uma honra negociar com o senhor. Gostaria de seu telefone e email para que possamos manter contato!

O agora exportador de tomates rapidamente lhe entregou seu cartão dizendo:
- Meu telefone está aí....mas email eu não tenho.

O empresário francês sorriu dizendo:
- Nossa...o senhor construiu um império deste tamanho sem sequer ter um endereço de email...imagina onde teria chegado se tivesse um!

O humilde empresário se recostou na cadeira pensativo e instantes depois disse:
- Estaria varrendo a Microsoft!


* Líuam Cardoso é Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Marketing Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário